segunda-feira, 23 de julho de 2012

Tam esquece escritor cadeirante dentro de avião




O escritor Marcelo Rubens Paiva, cadeirante, pediu ajuda pelo Twitter neste domingo (22/07/2012), para conseguir sair de um avião da Tam  no Aeroporto de Congonhas (SP).  Ele também é colunista do jornal O Estado de S. Paulo.

O primeiro pedido de socorro foi escrito por volta de 18h30 e o escritor foi retirado do avião cerca de uma hora depois. 

Ele foi passageiro de um voo do Rio a São Paulo. Todos - menos ele - desceram. Os tripulantes foram embora e ele foi informado de que, em seguida, pessoal especializado viria fazer sua remoção usando uma cadeira de rodas e um equipamento chamado "ambulift".



Ao jornal ele contou que que esse tipo de incidente costuma ocorrer com frequência. "Em 30 anos que eu ando de avião, isso já me aconteceu umas dez vezes, mas ultimamente fazia tempo que não ocorria". 

Ele avaliou que "os cadeirantes já sofriam um pouco. Agora, com esse boom da indústria de aviação, piorou. "O escritor disse que esperou por 45 minutos dentro do avião vazio.  "Aí aproveitei para tirar um sarro. Mas não sabia que ia dar essa repercussão", acrescentou.

A TAM informou que seu elevador especial estava atendendo outros voos no momento em que Paiva esperava. 

Afirmou que o escritor precisou esperar por 25 minutos. A empresa disse, ainda, que em nenhum momento ele ficou esquecido.

A queda entre as melhores 

Entrementes, a Tam - empresa brasileira mais bem avaliada no ranking das melhores companhias aéreas do mundo - caiu de 25º para 32º lugar, segundo a premiação World Airlines Awards, noticiada em blog da revista The Economist.

A classificação é feita com base em entrevistas com passageiros das três classes (primeira, executiva e econômica) e mede a satisfação dos clientes em diversos itens, incluindo check-in, comida, conforto do assento e outros. 

Abrange mais de 200 companhias aéreas. Apesar de ter baixado na classificação, a Tam ainda está mais bem colocada que empresas como KLM, Air France (a pesquisa separa as duas companhias mesmo após a fusão), United Airlines, Japan Airlines e TAP.A também brasileira Azul, fundada em 2008, aparece bem abaixo da Tam, mas está em rápida ascensão: subiu 22 posições, da 76ª para a 54ª.

O ranking é liderado pela Qatar Airways, seguido por Asiana Airlines e Singapore Airlines. Das dez primeiras colocadas, seis são do Extremo Oriente, três do Oriente Médio e uma da Turquia.























A nota da Tam


"No final da noite de ontem (22/07/2012), depois da grande repercussão do fato nas redes sociais, a Tam expediu uma nota. "A TAM informa que seu ambulift, equipamento utilizado para efetuar com segurança o desembarque de passageiros em cadeira de rodas, estava atendendo clientes em outros voos no momento do desembarque no voo JJ-3971 (Rio de Janeiro/Santos Dumont – São Paulo/Congonhas), onde se encontrava Marcelo Rubens Paiva, que precisou esperar para ser desembarcado.  Lamentamos o desconforto experimentado pelo nosso cliente e asseguramos que em nenhum momento ele ficou esquecido na aeronave, como chegou a ser divulgado. A tripulação seguiu todos os procedimentos adequados à operação.São Paulo, 22 de julho de 2012."

Fonte: Http://www.espacovital.com.br

Nenhum comentário: